Na Acreditação das Operadoras de Planos de Saúde pela RN 507/2022 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Unimed Nordeste-RS obteve, recentemente, o mais alto nível. Trata-se de uma norma técnica brasileira que regulamenta o Programa de Acreditação de operadoras de planos privados de assistência à saúde. A conquista reconhece as iniciativas das operadoras que entregam segurança, disponibilidade e qualidade por meio dos serviços ofertados aos beneficiários. Em tempo: esta acreditação substituiu a RN 277, na qual a Unimed Nordeste-RS também era acreditada em nível máximo.
“Ser uma operadora de plano de saúde acreditada significa que a organização tem seus processos reconhecidos pelo seu organismo regulador, a ANS, que, por meio da homologação de uma avaliação minuciosa e imparcial, valida as suas iniciativas de governança e gestão, assim como atesta os níveis de qualidade dos serviços oferecidos aos clientes”, explica a consultora de gestão da Unimed Nordeste-RS, Evaniza Ferreira de Lima.
O objetivo principal da ANS com a acreditação é oferecer aos beneficiários confiança e segurança na disponibilidade dos recursos contratados, visto que esse pacote de práticas validadas pela agência confere os níveis de sustentabilidade da organização que garantem a continuidade do negócio. Uma vez sustentável, a operadora é estimulada pela acreditação a gerenciar o dimensionamento, a suficiência, a qualidade e a segurança assistencial de sua rede de atendimento, credenciada e própria, buscando promover a saúde.
“O beneficiário contrata o plano de saúde para sua segurança e de sua família, esperando não precisar utilizá-lo, mas, quando precisar utilizar, mesmo que de modo preventivo, a sua experiência na jornada de utilização dos serviços precisa ser a melhor possível. Esse é o nosso objetivo diário”, complementa Evaniza.