Quando o assunto é ambiente de trabalho, cada detalhe importa para melhorar o desempenho e crescer profissionalmente. Sendo assim, saber usar o tom de voz a seu favor pode fazer a diferença na hora de lidar com as situações do dia a dia.
Tom de voz reflete muitas das nossas habilidades profissionais
Estudos feitos apontam que por meio do nosso tom de voz é possível observar em uma pessoa habilidades como liderança, confiança, flexibilidade, sociabilidade e empatia.
Além disso, ao utilizar o tom de voz adequado no ambiente de trabalho conseguimos demonstrar a segurança necessária para executar nosso trabalho.
Vale ressaltar, claro, que cada momento pode exigir um tom de voz diferente. Enquanto momentos nos quais precisamos passar força combinam mais com um tom grave, situações sensíveis pedem uma fala mais suave.
Por isso, é importante observarmos com mais cuidado o nosso tom de voz para não transmitirmos uma mensagem diferente daquela que realmente desejamos compartilhar nas situações do dia a dia. Estar atento à comunicação oral é fundamental, inclusive, para evitar situações desconfortáveis, principalmente com pacientes.
Vocabulário também precisa ser observado no dia a dia
Além do tom de voz, a comunicação oral também é composta pelo vocabulário. Portanto, as palavras que escolhemos para transmitir aquilo que buscamos compartilhar também precisam de atenção.
Escolher uma palavra errada pode atrapalhar a mensagem do que pretendemos dizer. É, claro, o vocabulário deve ser constantemente melhorado e construído ao longo das experiências de trabalho. Com mais tempo, conseguimos conhecer cada vez mais as expressões mais assertivas para o mercado no qual nos inserimos.
Essa experiência também permite que cada profissional encontre a melhor forma de conversar, seja com pacientes ou fornecedores, por exemplo. Enquanto em alguns momentos é possível ser mais informal, em outros a formalidade deve ser destacada. Mesmo assim, o que sempre deve estar presente na fala é o respeito.