Reunimos alternativas saudáveis para substituir os tradicionais pãezinhos e mostrar que é possível diversificar a dieta, garantindo uma variedade maior de nutrientes essenciais.
As raízes e tubérculos são excelentes fontes de carboidratos e funcionam como uma ótima alternativa para variar o pãozinho. Essas opções são ricas em fibras, minerais e potássio, além de possuírem vitaminas do complexo A, B e C.
Em muitas regiões do Brasil, a mandioca e a batata-doce são ingredientes que que fazem parte da rotina. Veja como empregá-los no dia a dia para dar uma folga ao pãozinho tradicional:
Mandioca e seus derivados
A mandioca é um amido natural com baixo percentual de gordura. Considerada um carboidrato complexo rico em fibras, promove uma sensação prolongada de saciedade. A raiz pode ser consumida na sua forma natural (de preferência cozida em água), mas é frequentemente aproveitada a partir de seus derivados. Alguns deles:
- Farinha de mandioca: pode ser usada como substituta à farinha de trigo na confecção de pães e bolos e também para fazer cuscuz.
- Goma de tapioca: derivada da produção de farinha de mandioca, pode ser usada para fazer tapioca pura ou recheada, crepioca (uma mistura de goma de tapioca e ovo) ou em receitas de dadinhos de tapioca.
- Polvilho: também conhecido como fécula de mandioca, o polvilho doce ou azedo é frequentemente usado para fazer beiju, pão de queijo e biscoitos.
Batata-doce
Rica em fibras e em minerais capazes de fortalecer o sistema imunológico, a batata-doce contribui na prevenção do envelhecimento precoce, apresenta baixo teor de gordura e pode ajudar a melhorar a saúde digestiva. Associado à prática de atividade física, o consumo da batata-doce também pode promover aumento da massa muscular.
Essa batata pode ser apreciada assada, cozida em água quente, grelhada ou preparada como um purê.