O tabagismo, reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina, atinge cerca de 12% dos brasileiros. Ele é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão no país e, também, é considerado a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo. Justamente por causa dependência, parar de fumar pode ser muito difícil. Hoje, trazemos algumas dicas para quem quer deixar de fumar.
Parada gradual x parada imediata
Normalmente, as pessoas optam por uma dentre as duas formas para tirar o cigarro de suas vidas: gradual ou imediata. Com a parada imediata, a melhor opção para a saúde, o usuário escolhe uma data e até horário para dar início a sua vida sem a nicotina. Já a parada gradual se dá por um processo.
Na forma gradual, o método utilizado pode ser reduzir dia após dia a quantidade de cigarros ou ainda adiar o horário de fumar o primeiro cigarro, até chegar o momento em que mais nenhum será fumado.
Dicas para parar de fumar
Independentemente do método escolhido para deixar o cigarro, algumas dicas simples funcionam para as duas formas:
- Fuja do cigarro em momentos de estresse: principalmente para quem recém começou o processo de parar de fumar, os momentos de estresse são os mais difíceis. Portanto, tente se acalmar com outras ações, como tomar água ou até mesmo conversando com as pessoas próximas para se manter longe do cigarro.
- Substitua o cigarro por outras coisas quando surgir a vontade de fumar: nos momentos em que aparecer a necessidade de fumar, substitua o cigarro por um copo de água, escovar os dentes ou até mesmo comer uma fruta. Mantenha suas mãos ocupadas e tente não ficar parado.
- Pratique exercícios de relaxamento: eles são uma ótima opção para evitar pensar na dependência da nicotina. Respire fundo, procure exercícios na internet e tente relaxar.
Estas são apenas algumas dicas, uma vez que para parar de fumar, cada pessoa tem seu próprio processo. Contudo, as sugestões simples podem contribuir e evitar recaídas.