Confira um passo a passo simples e veja como ter uma dieta mais equilibrada já na sua próxima refeição!
- 50% do prato: As duas primeiras partes, metade do prato, ficam destinadas para a salada, ou seja, vegetais e hortaliças crus e cozidos responsáveis por incluir grande parte das vitaminas, minerais e fibras. Porém, tenha cuidado ao temperar esses alimentos para não incluir muita gordura ou sódio a essa parte do prato.
- 25% do prato: Essa é a parte reservada aos carboidratos. Eles são responsáveis pela saciedade e auxiliam no bom funcionamento do intestino, já que contém vitaminas, minerais e fibras. Além disso, possibilitam uma digestão e absorção mais lentas dos nutrientes, evitando elevações muito rápidas da glicose no sangue. Exemplos de carboidratos: massas, arroz, milho, batata, batata-doce, mandioca, entre outros.
- 25% do prato: A última parte do prato é o espaço reservado para proteína animal ou vegetal. as proteínas são fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo em diversas áreas, como manutenção da massa muscular, imunidade, concentração, memória, digestão e muitas outras. Exemplos de proteínas animais: frango, carne vermelha, peixes grelhados, assados, cozidos ou ensopados. Ovos cozidos, mexidos ou preparados como omelete também fazem parte desse grupo.