Sabe aqueles livros do bebê ou aqueles cadernos de recordação da nossa infância, em que descrevemos os primeiros passinhos de nossos filhos ou onde falávamos um pouco de nós para nossos colegas e amigos?
Na linha da humanização, pensando que pacientes – adultos ou crianças – têm uma história de vida anterior ao período em que permanecem hospitalizados, o Complexo Hospitalar Unimed coloca em prática o “Prontuário Afetivo”. Disponível em duas versões – a adulta e a infantil –, ele traz lacunas que são preenchidas por informações fofas, como o apelido do paciente, a música ou o super-herói preferido, a comida predileta e o nome do pet, que certamente tá em casa com muitas saudades de seu dono. Tudo para ajudar a conhecer melhor os nossos pacientes e tornar ainda mais próximo o seu acolhimento.
“É muito importante conhecer um pouquinho da história do nosso paciente. Ao atender um ser humano, precisamos saber que se trata de alguém importante para muitas pessoas, alguém amado, com vontades, opções, com sua própria característica. O Prontuário Afetivo nos aproxima na assistência prestada e forma um vínculo ainda maior entre equipes, pacientes e família, individualizando o cuidado e cumprindo o nosso propósito”, diz a coordenadora assistencial do Complexo Hospitalar Unimed, Angelita Paganin Costanzi