Para muitas pessoas, é difícil manter um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Em muitos casos, as linhas tênues se tornaram ainda mais confusas com a pandemia e o aumento do home office. Assim, os limites entre o trabalho e nossas questões pessoais estão cada vez mais incertos. Pensando nisso, trazemos algumas dicas para manter o equilíbrio.
O que é manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal?
Alcançar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal significa ter tempo e energia para aproveitar os momentos de lazer, dedicar-se aos projetos próprios, mas também, manter a carreira em um caminho de sucesso.
Ou seja, é buscar a qualidade de vida sem estar sempre levando problemas do trabalho para momentos de descanso, por exemplo. Hoje, com o avanço da tecnologia e do home office, fica mais difícil separar os dois âmbitos. Afinal, é muito fácil simplesmente responder aquele email de trabalho fora do horário pelo celular, não é mesmo?
Confira algumas dicas para evitar problemas e viver com mais bem-estar:
- Opte por um método de trabalho que ajude na sua produtividade, para evitar levar tarefas para fora do expediente;
- Se estiver em home office, discipline seus horários para não confundir trabalho e descanso;
- Deixe tempo livre na agenda, assim, se precisar, você pode encaixar algo nesse espaço e ainda sobrar tempo;
- Desconecte-se das tecnologias quando estiver entre a família e os amigos. Nada de olhar notificações de email, você pode inclusive desativá-las;
- Procure ajuda e apoio, saiba que você não precisa fazer tudo sozinho e pode dividir seus problemas com aqueles que se importam com você.