Está na hora de se proteger das enfermidades sazonais típicas dos períodos mais frios, como a gripe. Embora seja um quadro comum, é importante se vacinar contra a gripe anualmente, já que a doença pode levar a complicações graves de saúde, especialmente em pessoas que fazem parte de grupos de risco, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas.
Se você nunca tomou a vacina ou ainda tem dúvidas sobre o procedimento, confira abaixo algumas das dúvidas mais frequentes sobre a doença e sobre a aplicação do imunizante e, para ler mais sobre o assunto, acesse aqui o Blog da Unimed Nordeste-RS.
Gripe e resfriado são a mesma coisa?
Não. A gripe é causada pelo vírus influenza. Seus sintomas geralmente aparecem de forma repentina, com febre, vermelhidão no rosto, dores no corpo e cansaço. Entre o segundo e o quarto dias os sintomas do corpo tendem a diminuir enquanto os sintomas respiratórios aumentam, aparecendo com frequência uma tosse seca. Como no resfriado, na gripe a presença de secreções nasais e espirros é comum.
Já o resfriado é causado na maioria das vezes por rinovírus. Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais. A congestão nasal também é comum nos resfriados, porém, ao contrário da gripe, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre ou apenas febre baixa.
Como funciona a vacina para a gripe?
A vacina tetravalente contra a gripe é capaz de proteger contra quatro tipos de vírus influenza, incluindo o H1N1, o H3N2 e duas variações de influenza B. Isso significa que a vacinação pode ajudar a reduzir significativamente o risco de contrair a gripe e a sua propagação para outras pessoas, além de prevenir casos graves e possíveis internações hospitalares.
É verdade que a vacina da gripe provoca a doença?
Não, a vacina contra a gripe não provoca a doença. A vacina é feita com vírus inativados ou fragmentos do vírus, o que significa que não é capaz de causar a doença em quem recebe as doses. Algumas pessoas podem sentir alguns efeitos colaterais após a vacinação, como dor no local da injeção, febre baixa, dor de cabeça ou mal-estar geral, mas esses sintomas costumam ser leves e desaparecem em alguns dias.