Apesar de ser companheiro na rotina diária dos consultórios, o computador pode trazer muitas dores de cabeça quando utilizado sem cuidado. Isso porque golpes criminosos são recorrentes por meio da internet. Por isso, é preciso se proteger investindo em segurança digital.
Mas como fazer isso? Deixamos algumas dicas para te ajudar a evitar problemas com o computador:
- Tenha cautela ao abrir e-mails: vírus e golpes por e-mails são extremamente comuns. Nesse caso, os usuários são enganados pelo nome do remetente que geralmente é idêntico ao de pessoas ou instituições conhecidas. Para evitar correr riscos, atente-se sempre ao domínio do email.
Além disso, em caso de dúvidas, entre em contato com a pessoa ou empresa por outra forma de contato para verificar se aquele email com links ou boletos é real.
- Faça backup dos seus arquivos: este é um tipo simples de proteção digital, mas que pode evitar muitos problemas. O backup basicamente se resume a ter seus arquivos salvos em mais de um lugar, por exemplo, na nuvem e num hd externo.
Ele ajuda a prevenir não só ataques externos, mas também ajuda em casos de falhas de hardware, de sistema, entre outros.
- Cuidado ao fazer download de arquivos: e-mails que levam o usuário a clicar e baixar softwares maliciosos que infectarão o computador são comuns. Assim, é preciso ficar atento em relação as extensões dos arquivos que estiver baixando.
O cuidado também precisa existir na hora de salvar fotos, vídeos ou músicas. Sempre desconfie se a extensão for do tipo “.exe”, por exemplo.
- Acesse somente sites seguros: uma outra forma simples de evitar vírus é navegando somente em sites seguros. Isso vale para comprar online, que também só devem ser feitas em lojas confiáveis. Para reconhecer, verifique se a sigla HTTP na URL do site conta com a letra “S” (HTTPS). O “S” significa que a segurança da página é criptografada. Alguns navegadores mostram ainda um cadeado na hora de navegar, confirmando que o site é confiável.