Em muitos consultórios, a rotina diária é corrida, com entrada e saída constante de pacientes. Para atender sem perder a qualidade e a empatia, é fundamental contar com uma agenda e processos otimizados.
Ter uma agenda bem organizada facilita o trabalho de recepcionistas e médicos e contribui para um melhor atendimento dos pacientes. A tecnologia pode ser uma grande aliada nessa tarefa! Veja algumas dicas para elevar os seus atendimentos, ganhar tempo na rotina e proporcionar aos pacientes uma ótima experiência:
Utilize uma agenda online
A agenda online evita problemas comuns como a dificuldade de leitura e rasuras no que foi anotado. Além disso, ela pode ser sincronizada em dispositivos como celulares e computadores, permitindo o compartilhamento das informações entre recepcionista e médico, mesmo quando o profissional não estiver no escritório.
Tenha confirmações de agendamento automatizadas
Com aplicativos como o WhatsApp Business, é muito mais simples manter conversas automatizadas com pacientes para a confirmação de consultas. Este tipo de ação não apenas reduz o tempo gasto para a tarefa, como ainda reduz as faltas e atrasos na clínica que podem gerar reagendamentos e conflitos em horários de consulta.
Sempre tenha o tempo estimado de atendimento
Na hora de agendar consultas, é fundamental ter o tempo de atendimento estimado. Desta forma, os famosos atrasos longos e filas de espera no consultório são evitados. Além disso, é interessante contar com um intervalo de atendimentos. Supondo que a média seja de 30 minutos, você pode considerar um intervalo de 10 a 15 minutos entre os atendimentos.
Estas são apenas algumas dicas para evitar problemas na agenda. Tem alguma sugestão ou truque para compartilhar com as colegas secretárias? Comente aqui!