É muito comum listar vários desejos para um ano que se inicia, afinal, essa é uma fase em que as esperanças se renovam e as expectativas aumentam. Mas, também, é normal chegar no fim desse ano e perceber que boa parte dos objetivos da lista foram abandonados no caminho.
Você se identificou? Mas o que fazer para alcançar de fato essas metas? Veja o que considerar na hora de criá-las:
Uma dica é dividir suas metas em quatro categorias: pessoais, profissionais, sociais e familiares. Comece com pelo menos uma meta para cada área, assim você pode contemplar diversas partes da sua vida.
Algumas perguntas que podem servir de guia:
- Por que eu quero conquistar essa meta?
- Quais são meus interesses e paixões?
- O que é sucesso sincero para mim?
- O que eu realmente valorizo?
- Essa meta é uma vontade minha ou de outras pessoas?
Essas questões ajudam a entender a razão por trás de cada meta. Sem um bom propósito e interesse real por ela, pode ser mais difícil realizá-la e, no fim, ela pode acabar se tornando um item não solucionado na lista.
É importante entender que as metas fazem parte de um objetivo maior e são apenas uma parcela do plano. Por exemplo, se o seu objetivo é ser mais saudável, você precisa definir metas até alcançar esse objetivo, como ter uma alimentação equilibrada, fazer exercícios físicos e assim por diante.
Crie metas possíveis e compartilhe-as com as pessoas queridas ao seu redor! Não exija demais de si mesma, e lembre-se que está tudo bem mudar de prioridades ao longo do tempo ou perceber que será possível realizar apenas parte do que você se propôs.
Já tem suas metas para este novo ano? Compartilhe com a gente nos comentários!