A ergonomia se aplica a praticamente tudo em nossa vida. Quando compra um produto, você testa e verifica se ele é adequado e confortável. Quando chega ao trabalho, você precisa saber se o local está com a iluminação adequada, se sua postura está ajustada e se não há muita interferência de outras pessoas que possam perturbar seu desempenho. Tudo isso é ergonomia.
Ter um espaço adequado às suas necessidades eleva o bem-estar e a qualidade do trabalho
“Alguns estudos indicam aumento de produtividade de 5% a 10% com uma boa e adequada ergonomia no ambiente de trabalho”, afirma Tiago Noer, consultor de ergonomia da Unimed Nordeste-RS.
Atenção aos sinais de que o ambiente não está ergonômico:
Estresse elevado, dor, desconforto, baixa produtividade, cansaço geral ou pontual e até mesmo pequenos acidentes de trabalho em função de um ambiente não adequado.
Para manter o espaço o mais ergonômico possível, Tiago aconselha: “Cuide do local do seu trabalho. Prepare ele como você estivesse no melhor local em que você poderia estar para trabalhar. Ou seja, informe seus familiares sobre suas necessidades de concentração, procure um local iluminado mas sem influência direta de luz do sol, e utilize cadeira e mesa adequadas”.
Ficou interesssada sobre o assunto e quer saber mais? Clique aqui.