Na recepção do consultório, você diariamente tem contato com diferentes pessoas. É necessário, portanto, muito profissionalismo e simpatia para atender da melhor forma possível cada uma delas, de acordo com suas personalidades e necessidades. Mas como lidar com cada tipo de paciente com empatia e sem ultrapassar os limites de profissionalismo?
Listamos algumas dicas para um atendimento de qualidade:
Confira alguns tipos de pacientes que exigem ainda mais cuidado e empatia.
Exigente: esse é aquele tipo de paciente que exige o máximo de informações possível. Muitas vezes, ele não entende que o papel da secretária não é ter o mesmo conhecimento que o médico. Portanto, é necessário buscar sempre informações corretas para evitar a perda de confiança.
Fragilizado: muitos pacientes chegam à clínica em momentos nos quais estão mais sensíveis pelas questões de saúde. Nestes casos, é importante tentar manter o clima confortável e leve, para eles se sentirem bem-vindos.
Com dificuldades de comunicação: pacientes com dificuldades de audição ou de fala, pessoas idosas ou pacientes com déficit cognitivo exigem mais atenção por parte das secretárias. É sempre fundamental ter paciência, falar com calma e claramente.
Crianças: lidar com crianças pode ser uma caixinha de surpresas. Portanto, nestes casos a paciência também pode ser fundamental. Um tratamento mais lúdico também pode funcionar.
O seu atendimento reflete o consultório
É sempre importante ressaltar que você, secretária, é fundamental para os atendimentos. Afinal, você também é um reflexo do consultório, por ter o primeiro contato com os pacientes, seja na hora de agendar a consulta ou de recepcionar na chegada à clínica.
Portanto, é esperado que você esteja preparada para lidar com diversos tipos de pessoas e, claro, os imprevistos que podem acontecer nos atendimentos.
Tem dúvidas ou dificuldades para realizar algum tipo de atendimento aos pacientes do consultório? Comente aqui para trazermos mais conteúdo para você!