Um dos grandes desafios na rotina dos consultórios é conquistar e manter a confiança dos pacientes. Afinal, ao criar estes laços e transmitir credibilidade no atendimento, é mais provável que um paciente retorne. O relacionamento é fundamental para a conquista dessa simpatia.
Por isso, trazemos algumas dicas para te ajudar na hora do atendimento aos pacientes que buscam o consultório:
Humanização é essencial na hora do atendimento
É necessário lembrar que as pessoas são seres individuais e assim devem ser tratados, com todas as suas particularidades. Ao pensar nas características de cada pessoa, realizar um atendimento humanizado se torna natural. Portanto, dar atenção aos detalhes e ter empatia contribuem muito para gerar confiança, principalmente ao levar em conta que as pessoas que buscam atendimento médico estão, muitas vezes, sensíveis ou ansiosas.
Um ambiente acolhedor sempre faz com que os pacientes se sintam bem-vindos e queiram retornar. Além disso, um sorriso no rosto e uma simples conversa trivial sobre o dia pode criar uma aproximação.
Esclarecer as dúvidas com paciência faz a diferença
Outro fator importante para gerar confiança e simpatia é a clareza na hora de transmitir as informações. Existem profissionais que não têm paciência ou se aborrecem quando alguém faz muitas perguntas. Este tipo de comportamento não traz benefícios para o relacionamento e quebra a confiança.
Confirmar endereços, horários, requisitos para exames e procedimentos e mostrar-se disponível para responder dúvidas é indispensável. Mesmo quando alguma solicitação depender da resposta do médico responsável, isso deve ser transmitido ao paciente com clareza, transmitindo a resposta tão rápido quanto for possível.
Claro, o respeito é a base de todo relacionamento. Assim, um tratamento respeitoso deve ser o pilar do atendimento. Saber ouvir, criar um espaço seguro e confortável para o paciente vai gerar não somente bem-estar, mas também credibilidade.