A preocupação com o meio ambiente é dever de todos, inclusive, dos profissionais da saúde. Além de colaborarmos com um futuro mais verde, conseguimos melhorar a qualidade de vida das pessoas. Pensando nisso, trazemos algumas dicas para você ter um consultório mais sustentável.
Por que se preocupar com a sustentabilidade?
Ao praticar ações mais sustentáveis, o profissional de saúde contribui com a comunidade em que ele vive, além de exercer o seu papel de cidadão responsável. Atuar sempre com a preocupação ambiental é fundamental para prezar também pela saúde das pessoas, em especial das futuras gerações, que podem sofrer com os danos causados ao meio ambiente.
Como ter um consultório mais sustentável?
Algumas ações simples podem deixar o seu consultório muito mais verde e sustentável. Assim, pequenas mudanças diárias na rotina fazem toda a diferença. Confira algumas sugestões:
Descarte os resíduos corretamente
Fazer o descarte correto dos materiais, principalmente daqueles que podem ser perigosos, é fundamental. A dica é ainda utilizar sacos biodegradáveis na hora de jogar os resíduos no lixo. Sinalizar as lixeiras ajuda para evitar erros na hora do descarte.
Evite o consumo excessivo de recursos naturais
Esta dica pode parecer óbvia, mas é sempre bom lembrar da importância de evitar o consumo em excesso de recursos naturais como a água, por exemplo. Para os banheiros, tanto de equipe quanto dos funcionários, deixe avisos para ninguém esquecer a torneira aberta e até para apagar a luz.
Opte por produtos biodegradáveis
A limpeza e esterilização são essenciais em um consultório médico, evitando a proliferação de vírus e bactérias, entre outros problemas. Na hora de escolher os materiais de limpeza, opte por produtos biodegradáveis, menos nocivos ao meio ambiente e até mesmo à saúde.
Utilize a tecnologia
Que tal começar a utilizar uma agenda virtual ao invés de entregar papéis com recados para cada paciente? Por que não sugerir que os exames não sejam impressos, mas visualizados online nas plataformas? Fazendo bom uso, as tecnologias podem ser aliadas na hora de reduzir o consumo.