O que você precisa saber para se exercitar no frio

Para muita gente, o frio pode ser um incentivo ou um empecilho na hora de praticar alguma atividade física. Mas seja qual for o seu caso, a verdade é uma só: por mais que encarar temperaturas baixas para se exercitar possa ser um desafio, isso pode favorecer seu bem-estar – desde que com os cuidados certos.

Vamos juntos entender o que acontece com o corpo nessa estação, como o corpo pode responder nas diferentes regiões do país e como se preparar para treinar com saúde e segurança.

Confira estas dicas:

Faça um bom aquecimento: Antes de começar o exercício, faça alguns movimentos para se aquecer. Isso irá aumentar a temperatura corporal, ativar a circulação e ajudar o seu corpo a se adaptar com mais resistência, evitando problemas musculares e lesões.

Escolha roupas adequadas: Se o local onde você for treinar estiver com a temperatura muito baixa, de preferência, use camadas de roupas. Por exemplo, uma blusa térmica aliada a um casaco que proteja contra o vento e a chuva. Assim, você mantém o calor e ainda consegue ajustar conforme a temperatura corporal subir.

Não deixe o alongamento de lado: Aproveite o corpo já aquecido para se alongar. Isso irá ajudar na recuperação muscular, contribuindo para a flexibilidade e prevenção de dores e lesões pós-treino.

Cuide da respiração: Respirar pelo nariz ajuda a umidificar e aquecer do ar antes que ele chegue aos pulmões. Entretanto, durante práticas físicas, pode acontecer uma mudança para a respiração predominantemente bucal. Nesse caso, uma máscara facial pode ajudar a amenizar o desconforto.

Hidrate-se muito bem: Por mais que isso pareça uma dica muito mais importante para épocas quentes, a hidratação é essencial em todas as situações. No frio, o corpo sofre uma redução da percepção de sede e de transpiração, o que torna essencial a hidratação constante – mesmo sem sede.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima