Diariamente, secretárias e recepcionistas precisam ter contato com diferentes tipos de pessoas. Para atender da melhor forma possível pessoas com diversas personalidades e, muitas vezes, até com dificuldades, é necessário muito profissionalismo e simpatia. Mas como lidar com os diferentes tipos de pacientes sem ultrapassar os limites?
Alguns tipos de pacientes que exigem ainda mais cuidado e empatia. Listamos ainda algumas dicas para um atendimento de qualidade.
Exigente: esse é aquele tipo de paciente que exige o máximo de informações possível. Muitas vezes, ele não entende que o papel da secretária não é ter o mesmo conhecimento que o médico. Portanto, é necessário buscar sempre informações corretas para evitar a perda de confiança.
Fragilizado: muitos pacientes chegam à clínica em momentos nos quais estão mais sensíveis pelas questões de saúde. Nestes casos, é importante tentar manter o clima confortável e leve, para eles se sentirem bem-vindos.
Com dificuldades de comunicação: pacientes com dificuldades de audição ou de fala, pessoas idosas ou pacientes com déficit cognitivo exigem mais atenção por parte das secretárias. É sempre fundamental ter paciência e falar com calma e claramente.
Crianças: lidar com crianças pode ser uma caixinha de surpresas. Portanto, nestes casos a paciência também pode ser fundamental. Um tratamento mais lúdico também pode funcionar.
A imagem da recepcionista reflete o consultório
É sempre importante ressaltar a importância da recepcionista/secretária para os atendimentos. Afinal, essas profissionais também são um reflexo do consultório. São elas as primeiras a terem o contato com os pacientes, seja na hora de agendar a consulta ou de recepcionar na chegada à clínica.
Portanto, é preciso estar preparada para lidar com diversos tipos de pessoas e, claro, os imprevistos que podem acontecer nos atendimentos. Quer mais dicas sobre atendimento? Comenta aqui embaixo!