Você sabia que o tabagismo é reconhecido como uma doença crônica? E que ele também é considerado a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo?
- Ao parar de fumar, você pode se sentir ansioso, com dificuldade de concentração, irritado, ter dores de cabeça e sentir aquela vontade intensa de fumar. Cada pessoa tem uma experiência diferente. Uns sentem mais desconforto, outros não sentem nada. Mas tudo isso vai desaparecer no máximo em duas semanas!
- Para ajudar a controlar a vontade, você poderá colocar um gelo na boca, escovar os dentes, beber água gelada ou comer uma fruta. Mantenha as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos.
- Não fique parado! Converse com um amigo, faça algo diferente, distraia sua atenção. Saiba que a vontade de fumar não dura mais que alguns minutos.
- Fique de olho na alimentação. É normal um ganho de peso, uma vez que seu paladar vai melhorando e o metabolismo se normalizando. De qualquer forma, procure não comer mais do que o de costume. Evite doces e alimentos gordurosos e mantenha uma dieta equilibrada com alimentos de baixa caloria, frutas, verduras e legumes. Beba sempre muito líquido, de preferência água e sucos naturais. Evite tomar café e bebidas alcoólicas – eles podem ser um convite ao cigarro. Procure trocá-los por chá e coquetéis sem álcool (como de frutas e tomate).
- Recompense sempre seu esforço diariamente. Guarde o dinheiro que você gastaria com o cigarro e conte-o ao final de cada semana. Pegue o dinheiro que economizou e compre um presente para você ou para quem gosta. Se preferir, saia para fazer um programa diferente.
Para ler todo o conteúdo no Blog da Unimed Nordeste-RS, clique aqui.